quarta-feira, 13 de março de 2013

Até o Papa rende causo!


Pois é, o blog tem causos para todas as ocasiões!

E eu me lembrei dessa história, particularmente, porque o novo pontífice escolheu o nome de Francisco.

Confesso que, só hoje, percebi que nenhum outro papa havia escolhido esse nome. Justamente um dos santos mais incríveis que existem. E meu santinho de devoção também, por ser protetor dos animais.

O causo que vou narrar aqui se passou em Portugal, no longínquo ano de 1999. Naquela época, a moeda local era o escudo. Circulavam inúmeros panfletos pelas ruas com o seguinte título: "Euro. Uma moeda para Portugal", que estaria valendo a partir de 2000. Conheci dúzias de parentes (meu pai é português), rodei pelo país de carro, foi uma viagem maravilhosa. Aliás, estarei em Portugal novamente em junho para mais uma série de causos de viagem, aguardem!

Voltando a 1999...

Uma dos lugares que visitamos foi Fátima. O maior santuário de Portugal, onde Nossa Senhora fez as aparições para as crianças pastorinhas.

Como em Aparecida, existem muitas lojas ao redor do santuário. Vendem qualquer artigo religioso que se possa imaginar. Realmente, um shopping católico a céu aberto.

Foi aí que tive uma ideia que me pareceu, na hora, genial: comprar uma imagem de São Francisco de Assis. Pensei que seria uma oportunidade de ter uma imagem com aparência diferente das que existem no Brasil. E fui à procura!

Depois de uma escolha meticulosa, comprei uma estátua de aproximadamente 15 cm de altura. Tinha tudo: auréola, cabritinho, passarinhos, o nome do santo gravado no rodapé. Pedi à atendente que embrulhasse bem, pois levaria a imagem para o Brasil, o que é uma verdadeira prova de fogo para qualquer artigo frágil. A mulher colocou várias camadas de plástico bolha, papelão e fita adesiva no embrulho. Acho que poderia deixar o pacote cair sem problemas no chão, provavelmente iria quicar!

Passei pelo perrengue de praxe na volta ao Brasil. Carreguei a imagem no colo o tempo todo. Estava felicíssima por ter uma imagem do meu santinho comprada em Fátima!

Quando cheguei em casa, coloquei a imagem no seu lugar apropriado, um pequeno oratório no meu quarto, e fui atrás de um padre para benzê-la.
E o que tornou a imagem ainda mais especial foi o seguinte: o padre que deu a benção foi meu antigo professor particular de física: Pe. Mauricio Martins Netto. Ele deixou o curso de física na USP e seguiu a vocação religiosa. Estudou na Gregoriana, em Roma, e já exerceu o sacerdócio no nordeste e até no Canadá. Um sacerdote cuja vocação está a olhos vistos, realmente impressionante.

Bom, ele foi em casa benzer a imagem acompanhado da mãe, minha madrinha de crisma Marlene.

Quando eu o levei ao meu oratório, a primeira coisa que o Pe. Mauricio fez foi olhar para o chão. Ele me deu uma olhadela e não me disse nada, mas decifrei a pergunta implícita no ato: cadê o genuflexório?

Ele nada disse, muito menos eu. Fiquei vermelha como pimentão, mas não iria coloca um desses no meu quarto. É, sem chance.

Imagem benzida, voltei à dura realidade pós viagem. Trabalho, estudo, lazer. E foi num dia de lazer que eu tive uma "surpresa inesperada", como diria Bilbo Bolseiro. Com pleonasmo mesmo.

Estava passeando, bela e faceira, no shopping Tatuapé. Fui ao cinema com amigos e, depois, perambulei pelo shopping, olhando vitrines.

Eis que, numa loja no melhor estilo "25 de março", me deparo com uma prateleira cheia de imagens de santos. Comecei a olhar.

Meu queixo caiu.

Lá estava, bem na minha frente, uma imagem de São Francisco de Assis.
Igualzinha à minha!

Não tinha o que tirar, nem por. Exatamente a mesma. Altura idêntica, mesmo acabamento, mesmos detalhes.

E o pior: bem mais barata!

Aí parei para pensar, mas que diabos, como é possível? Todo aquele perrengue para trazer algo diferente... E comprei um santo "made in China"!

Foi naquele momento que eu percebi o real significado da palavra "globalização". E querem saber? O meu santinho continua no oratório. Não importa se a imagem veio da China ou de qualquer outro lugar. É o que ela inspira em mim que conta. Mas da próxima vez, vou procurar a inscrição "made in China" antes de comprar algo!

Boa noite a todos!

3 comentários:

  1. É isso aí, o que vale é a intenção e o gozo por realizar seus sonhos, sejam eles de onde vierem ou como vierem.

    ResponderExcluir
  2. Que desilusão , penso eu...
    Mas não duvide que, agora, em qualquer parte do mundo o que quer que seja que você compre, sempre vai encontrar a etiqueta "Made in China" Comigo aconteceu em Nova Iorque querer comprar uma lembrancinha para a minha neta e o que achava que poderia ser novidade em Portugal, lá estava a célebre etiqueta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Carmen... na minha última viagem aos EUA, eu só comprei um produto que foi "proudly mande in USA", como dizia a embalagem: um cobertor de astronauta produzido pela NASA. O resto, tudo "made in China"!

      Excluir