Causo de 16/06/2012:
Faço uma pergunta para os meus facefriends: o cheiro de um produto pode influenciar na sua credibilidade?
Faço uma pergunta para os meus facefriends: o cheiro de um produto pode influenciar na sua credibilidade?
Sei que cheiro é fundamental no marketing. Carro novo, por exemplo. Aquele cheirinho faz muita gente deixar as ponderações para trás e mergulhar de cabeça num financiamento. E os aromas de um restaurante, o bouquet de um vinho? Somos sensoriais: se o produto não atiça nossos sentidos, não nos atrai!
Mas aqui falo de credibilidade. Parece estranho, não? Afinal, cheiro de carro novo indica exatamente o que? Oras, que o carro é novo!
O cheiro, contudo, influencia na credibilidade do carro? Melhor dizendo, o cheiro de carro bom é diferente do carro ruim?Provavelmente, já que a qualidade dos materiais usados pode variar muito. Contudo, essa percepção vem, creio eu, não devido ao cheiro em si, mas da marca do carro, do preço, do modelo escolhido. A partir disso, entramos no veículo e sentimos aquele cheiro particular. Pode ser um Uno Millie ou uma Ferrari, os cheiros são diferentes, mas ambos estão na mesma categoria: cheiro de carro novo.
Dei essa volta toda para falar do que? Máscara de tratamento para cabelos do Mar Morto.
Quando comprei o produto na Jordânia, numa loja em Aqaba toda cheia de pompa e circunstância, paguei caro. Bem caro. E em dólar. Fiz a compra com o seguinte raciocínio na cabeça: "é o ponto de venda mais próximo do Mar Morto. Preços melhores, só mesmo se for chafurdar na lama do próprio dito cujo!" E esse raciocínio, pelo que vi nas lojas do Brasil, é totalmente verossímil.
Assim, comprei uma pequena fortuna em cosméticos. Lama para rosto, cabelo, shampoo, esfoliantes, hidratantes. Tudo na confiança de que "se é do Mar Morto, é bom". Embalei tudo e voltei para casa.
Hoje experimentei muitos produtos pela primeira vez, já que demandam tempo para serem usados. E tive uma surpresa que, a princípio, não foi muito agradável: o cheiro.
Com exceção da lama e do shampoo, todo o resto dos produtos tem cheiro de chiclete!
Fala sério, como um produto com esse cheiro pode ser bom?
Senti aquilo e pensei: entrei bem! Não é à toa que os produtos vendem mesmo sendo caros, os turistas chegam com a ideia de que os cremes são excelentes, abrem a carteira e, se não gostarem, dificilmente voltarão a Aqaba para reclamar!
Estava passada, com a mão cheia daquele cheiro de "Ploc" tuti fruti e pensando: isso deve ter a qualidade de um Neutrox!
Mas já que estava aberto e eu no chuveiro, decidi prosseguir e experimentar.
Aí vem a parte boa: o produto é EXCELENTE!
"Vocês se lembram da minha voz? Continua a mesma. Mas os meus cabelos... quanta diferença!"
Se você se lembrou da propaganda, seus filmes da adolescência estão em cartaz no Telecine Cult! Hehe...
Voltando ao creme, digo a vocês: valeu cada centavo pago. Mas tive, para obter esse resultado, que superar o meu descrédito. Na minha cabeça, produto que cheira a chiclete não é bom. É vulgar, de baixa qualidade. Estava, felizmente, redondamente enganada!
Agora, termino com outra pergunta: isso é preconceito meu, coisa "só da minha cabeça" ou alguém mais passou por isso?
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